Trabalhos de Amor Perdidos

Trabalhos de Amor Perdidos

Chegou o momento da apresentação dos cantores da 4ª Oficina de Teatro Musical do Voz Plena. Em uma iniciativa inédita, apresentaremos desta vez a peça de Shakespeare, adaptada para a linguagem do Teatro Musical. O elenco de 17 atores/cantores se apresentarão dia 13 de outubro de 2008 - segunda-feira, no Teatro Maria Clara Machado (Planetário - Gávea) em duas sessões, às 19 e às 21 horas. É uma ótima oportunidade para quem deseja conferir de perto o resultado do trabalho desenvolvido em quatro meses, com atividades que objetivam o desenvolvimento, musical e técnico dos participantes.

Em mais esta realização do Voz Plena, a Oficina contou com a Supervisão da Professora Mirna Rubim e Direção Executiva de Leo Lodi. A equipe é composta por Menelick de Carvalho (direção cênica e letras) Guilherme Héus (Música), Calu Silveira (Preparação Vocal), Andrêas Gatto (assistente de direção) e Priscilla Azevedo (Pianista). A banda que acompanhará os cantores no espetáculo é composta por Priscilla Azevedo (teclado 1,) Andrey Caron (teclado 2), Saulo Vignoly (Violoncelo) e Talita Pereira (Bateria).

Os cantores e atores desta grande experiência são Alexandra Millanez, Andrêas Gatto, Carlos Vandersteen, Chrystal Faini, Daniela Calazans, Daniela Nunes, Denise Krammer, Diogo Carneiro, Fábio Gonçalves, Fabíola Carvalho, Felipe Lima, Gerônimo Granja, Lívia Fontana, Marcela Dias, Marcelle Cavalcantti, Paulo Menezes, Raul Oliveira, Roberto Vandersteen e Theresinha Costa.

Durante a Oficina, tivemos várias atividades como masterclasses com a Professora Mirna Rubim e uma deliciosa rodada de bate papo com Soraya Ravenle (Ópera do Malandro, Sassaricando), Isabela Bicalho (Império, Gota D'Água) e Raul Veiga (Beatles Num Céu de Diamantes e Sete-O Musical).

A Oficina de Teatro Musical do Voz Plena de 2009 já está sendo desenvolvida com toda a equipe, prometendo ainda mais surpresas e um trabalho ainda mais emocionante e de resultados incríveis.

Os ingressos estão sendo vendidos pelos próprios alunos. Alguns foram postos à venda na administração do Voz Plena. Para maiores informações, ligue (21) 2523-0979.




Apresentação Terno Vocal

Apresentação Terno Vocal

O grupo Terno Vocal, que se dedica à interpretação de música antiga, apresenta um programa intitulado "A música no tempo de Françoys Ier: 450 anos de morte de C. Janequin", no dia 10 de outubro (sexta-feira), às 19 horas, no Solar do Jambeiro, com entrada franca. Atualmente, o grupo é formado por Breno Quinderé, Rafael Erbesdobler e Felipe Habib, e nesta apresentação contará com a participação especial do tenor Mercello Sader.

Criado em 2005, o Terno Vocal tem como principal objetivo explorar o repertório para a formação de três vozes a cappella. Desde então, passou a se apresentar em teatros, universidades, salas de concerto, igrejas e centros culturais no Rio de Janeiro e a participar de diversas séries musicais. O grupo fará parte das programações oficiais da Série Música no Museu 2009, do Teatro da UFF e de diversos outros eventos relacionados com a música antiga e também no âmbito do Ano da França no Brasil, em 2009.

Mas por que Françoys I (1494-1547)? Se houve um rei que conduziu a França a um novo estado de "espírito" e pensamento, esse certamente foi Françoys. Dito como o primeiro monarca renascentista francês, apesar de ter tido uma educação aos moldes do medievo, Françoys mostrou-se um rei muito ambicioso em suas atitudes de conquista e modernidade. A França precisava se estabelecer enquanto exemplo de estado, pensava o rei, numa expansão mercantilista, religiosa e cultural incessante sobre total jugo do poder real.

Como artista, era denominado "le Père et Restaurareur des Lettres" (o Pai e Restaurador das palavras), por sua grande habilidade de tecer poesias e textos com muita maestria, como mostra a letra de Doulce mémoire, musicada por Pierre Sandrin. Na música, de acordo com pinturas da época, sua corte era rica em músicos, mas, principalmente, em musicistas. Françoys valorizava muito as "suas mulheres", sempre lhes concedendo todas as bem merecidas honras.

Talvez a mais aclamada figura da música francesa de seu tempo tenha sido Clément Janequin (1485 - 1558). Primeiro compositor a receber o título de compositeur ordinaire du roy (compositor ordinário do rei), musicou a primeira grande vitória militar de Françoys em La Bataille de Marignan (A Batalha de Milão), sua principal obra. O sucesso desta peça a quatro vozes foi enorme, a ponto de ser adaptada por músicos da época para diferentes formações instrumentais e inaugurando uma careira de sucesso e prestígio ao nosso compositor.

O Terno Vocal tece sua arte buscando nestas duas vitais personalidades da França renascentista, Françoys I e Clément Janequin a essência do pensamento francês e como o mesmo se refletiu na música profana e através dela. Atingindo tanto nobreza quanto camadas populares, essa música transpassa tal graça e irreverência, que contagia a todos os ouvidos e corações que estejam dispostos a compreendê-la.

Breno Quinderé

Cursa bacharelado em Canto na UFRJ e licenciatura em Música na UniRio. Integra o conjunto SacraVox (UFRJ), dirigido por Valéria Matos e o Coro de Câmara do CEIM, regido por Luiz Carlos F. Peçanha, no qual é preparador vocal. Atuou em óperas como "Don Giovanni" (Mozart), com o papel principal, e "O Maestro de Música" (G. B. Pergolesi). É regente do Coral Infantil do Centro Educacional de Niterói.

Rafael Erbesdobler

Também cursa bacharelado em Canto na UFRJ. Iniciou seus estudos de Canto com Sônia Wegenast. Integra o conjunto SacraVox (UFRJ) e leciona Técnica Vocal no CEIM/UFF. Atuou como "Marinheiro" em Dido & Aeneas (H. Purcell) e em coros de diversas outras óperas.

Felipe Habib

Cursa bacharelado em canto na UFRJ e bacharelado em MPB na UniRio. Iniciou seus estudos de música nos Canarinhos de Petrópolis. Integra o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, dirigido por Júlio Moretzsohn, e o conjunto SacraVox. Em óperas, atuou como Galego em "O Pagador de Promessas" (Dias Gomes), e como Marco em "Gianni Schicchi" (Pucinni).

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

O convidado Marcello Sader, que também é bacharel em canto pela UFRJ, tem como atividades a ópera - papéis principais em "O Elixir do Amor", "Cosi Fan Tutte", "O Rapto no Serralho e Amahl e os "Visitantes da Noite". Já no teatro teve a bem-sucedida temporada do musical "Um Homem Célebre", no CCBB. Fez dublagem para cinema e TV em "A Era do Gelo" e "Irmão Urso". Apresenta música de câmara, com concertos e recitais com obras de J. S. Bach, Mozart, Haydn e Leonard Bernstein.

MÚSICA E PATRIMÔNIO - GRUPO TERNO VOCAL

Data: 10 de outubro
Horário: 19 horas
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano,195, Ingá
Tel.: (21) 2109-2222
GRATUITO




Leo Lodi - Programa Via Brasil

Leo Lodi - Programa Via Brasil

Revista Brasil resgata o fenômeno dos musicais, que volta com força total ao País. Para saber um pouco mais desse gênero e porque eles estão atraindo um público cada vez maior, são entrevistados especialistas como o jornalista e crítico de teatro da revista Isto É, Daniel Schenker, e a pesquisadora e doutora em história do teatro brasileiro, Tânia Brandão. Também participam do programa, o ator e cenógrafo Cláudio Tovar; os diretores musicais Cláudio Botelho e Josimar Carneiro (da peça "Divina Elizeth"), as atrizes Carmem Verônica, Soraya Ravenle e Dhu Moraes, que atua na peça "Divina Elizeth", e o preparador vocal Leo Lodi.




Mirna Rubim - Programa do Jo

Mirna Rubim - Programa do Jo

Em entrevista com Herson Capri e Kiara Sasso para o apresentador no dia 03 de julho de 2008 na Rede Globo de Televisão, Mirna Rubim fala sobre algumas necessidades do trabalho de técnica vocal e da sua experiência no musical "A Noviça Rebelde" no papel de Madre Superiora. Na abertura do programa, Mirna cantou Climb Ev'ry Mountain. No encerramento, My Favourite Things, ambas na versão para o português, de Claudio Botelho.

Veja abaixo a entrevista na íntegra.

 




Mirna Rubim - GNT

Mirna Rubim - GNT

Assista à entrevista de Mirna Rubim a Lorena Calabria no programa Happy Hour, do canal GNT, falando sobre cuidados com a voz cantada e suas atividades com oprofessora de canto e orientadora vocal na Unirio e no Voz Plena. Participaram da entrevista a jornalista Leila, o cantor Jorge Aragão e o otorrinolaringologista Jair de Castro.

 




Teatro Musical no Voz Plena

Teatro Musical no Voz Plena

O Voz Plena tem o prazer de apresentar uma prática para cantores e atores. A já conhecida oficina de teatro musical do Voz Plena tem agora uma nova proposta com a montagem de uma produção original baseada na obra de William Shakespeare, "Trabalhos de Amor Perdidos".

Clique aqui e conheça melhor esta proposta.

Baixe todos os arquivos necessários para a audição (inclusive partituras em PDF).

A audição é destinada apenas aos inscritos e visa apenas tomar conhecimento do registro vocal dos participantes da oficina.




Dicas de Saúde Vocal

Dicas de Saúde Vocal

No CURUPACO, o Blog do Voz Plena, nossa Fonoaudióloga, Luciana Oliveira dá dicas de saúde vocal para cantores.

Uma grande ajuda para quem deseja estar sempre "em forma" com seu rendimento vocal, seja para falar ou cantar bem.




Ópera na Unirio

Ópera na Unirio

A UNIRIO apresenta esta célebre ópera de Puccini em uma iniciativa inédita na universidade, com elenco e orquestra formados por alunos dos cursos de música, canto e teatro.

- Dias 19, 20, 21 e 23 de junho

- 18 horas

- Sala Glauce Rocha (Av. Pasteur, 436 - Urca - Rio de Janeiro).




Críticas no Blog Curupaco

Críticas no Blog Curupaco

No Blog CURUPACO você encontra críticas de espetáculos, e notícias sobre a performance do canto no Brasil e no mundo.




Workshop de Teatro Musical

Workshop de Teatro Musical

Uma prática dirigida a atores e cantores, com esta célebre montagem de Shakespeare, em uma cuidadosa versão do diretor Menelick de Carvalho, música de Guilherme Héus e supervisão de Mirna Rubim. Também participam os professores de técnica vocal do Voz Plena.

Clique aqui e conheça melhor esta proposta, que é a quarta edição da conhecida "Oficina de Teatro Musical" do Voz Plena.




UniRio Musical

UniRio Musical

Os professores do Voz Plena se apresentarão no "Programa UniRio Musical" que, como ocorre todo ano, tem uma edição inteiramente voltada para a voz. Não por acaso, este é o programa "A Voz Humana".

Muitos dos professores do Voz Plena são integrantes do musical "A Noviça Rebelde" e irão expor suas questões quanto à preparação deste e de outros trabalhos, abordando as diferenças entre os estilos e técnica vocal. Mirna Rubim, cantará a música "Climb Every Moutain" nas versões lírico e popular e Leo Lodi fará o mesmo, interpretando uma ária de ópera e uma canção popular. O mesmo farão Guilherme Héus, Ana Zinger, Lina Santoro e Marina Considera, todos professores de canto do Voz Plena. Por fim, a fonoaudióloga Luciana Oliveira falará sobre cuidados com a voz e as formas de preservá-la.

O UniRio Musical - A Voz Humana, acontece nesta terça-feira, dia 03 de junho, às 17:20, na sala Villa Lobos (UniRio). A entrada é gratuita para todos.




Mirna Rubim no GNT

Mirna Rubim no GNT

Nesta segunda-feira, dia 02 de junho de 2008, Mirna Rubim grava entrevista para o programa Happy Hour, com Fred Lessa e Lorena Calábria.

Em pauta, cuidados necessários com a voz e o uso da técnica vocal para cantores e profissionais da voz. Dentre os convidados, estarão também cantores e especialistas da área médica. Fique atento à programação do GNT, canal da rede Globosat quando for exibido.

Maiores informaçõs no Curupaco - O Blog do Voz Plena.




CADASTRE-SE NO

CADASTRE-SE NO "ARARA NEWS"

Este é o nome do informativo do Voz Plena. Uma newsletter periódica onde você tem contato com diversas notícias, críticas, programação de espetáculos, concursos de canto e cursos do Voz Plena.

Ela é enviada apenas para quem está cadastrado.

Para cadastrar-se, clique aqui.




MASTERCLASS - FELIPE ABREU

MASTERCLASS - FELIPE ABREU

Para cantores populares que desejam se desenvolver técnica e artísticamente. Felipe Abreu é um dos mais requisitados preparadores vocais e seu trabalho é sempre requisitado pelas maiores gravadoras e artistas do Brasil.

FELIPE ABREU

Carioca, é professor de canto popular e atua como preparador vocal em CDs, DVDs, shows, teatro, televisão e cinema. Dentre os artistas com quem trabalha ou trabalhou, destacam-se nomes consagrados como Roberto Frejat, Adriana Calcanhotto, Fernanda Abreu, Vanessa da Mata, Roberta Sá, Gabriel o Pensador, Sandy & Junior, Chitãozinho & Xororó, Leo Jaime, Toni Garrido (Cidade Negra), Toni Platão, Tico Sta Cruz (Detonautas), Arnaldo Antunes, Zeca Pagodinho, Ana Carolina e muitos outros. Na Itália, foi produtor vocal das faixas em português dos cantores Eros Ramazotti e Tiziano Ferro.

Fez a preparação vocal do CD "Adriana Partimpim", com Adriana Calcanhotto, vencedor do Grammy Latino de melhor disco infantil. Em teatro musical, destaca-se a preparação vocal da montagem de Rocky Horror Show, com direção de Jorge Fernando, com Claudia Ohana, Leo Jaime e grande elenco.

No cinema, preparou Marco Nanini para fazer a professora de canto em Irma Vap, de Carla Camurati, e o cantor Apolônio Brasil, no filme homônimo de Hugo Carvana. Fez também a preparação vocal do elenco de Maré Nossa História de Amor, musical de Lucia Murat com D¿Black e Marisa Orth, em cartaz nos cinemas.

Foi o professor de canto das séries "Fama" e "Fama 2" da TV Globo, em 2002.

Co-fundador da Associação Brasileira de Canto.

Clique aqui para conhecer melhor os objetivos do Masterclass e para se inscrever.




MASTERCLASS - MARÍLIA VARGAS

MASTERCLASS - MARÍLIA VARGAS

Direcionado a cantores líricos, este masterclass foi editado em 2007 com muito sucesso, devido em grande parte pela grande sensibilidade desta grande cantora que é Marília Vargas.

Marília possui uma carreira em ascensão, tendo se formado na Suíça pela escola Cantorum Basilensis. No Brasil, tem uma carreira marcada por participações expressivas em concertos, óperas e festivais de música.

Inscreva-se no site preenchendo o cadastro e pague com a comodidade e segurança do boleto bancário.

Quero me inscrever




CANTO EM CENA

CANTO EM CENA

Este curso é dirigido a cantores que desejam desenvolver uma maior consciência corporal e atores que pretendem vivenciar a união do canto com cena no desenvolvimento coletivo de um roteiro original. A técnica de Ana Kfouri tem se mostrado uma ferramenta eficaz para cantores, atores e bailarinos. O resultado aparece no palco, na hora de encenar ou dançar e cantar ao mesmo tempo.

Mirna Rubim

 

Uma prática que visa instrumentalizar e aperfeiçoar cantores e atores que já atuam ou irão atuar nos palcos em caráter profissional, associando canto à cena e vice-versa.

Através de exercícios técnicos e uma prática orientada, no decorrer do curso os participantes preparam um espetáculo que aplica os conceitos abordados, que visa o desenvolvimento da consciência cênica e corporal.

O curso conta com supervisão da diretora teatral Ana Kfouri e é ministrado pelas preparadoras e atrizes Ana Abbott e Maria Clara Hertz.